Olá, você já deve ter usado alguma vez um remédio ou planta medicinal que não deveria ou até mesmo se alimentou de forma inadequada lhe ocasionando um mal estar.
Gostaria de lhe apresentar uma solução muito sábia e que já salvou muitas vidas de intoxicações medicamentosas, venenos de peçonhentos, uma má alimentação ou uma inflamação que não sara.
Essa benção disfarçada se chama “Carvão ativado”, e já possuí muita história. Veja algumas citações de uma escritora chamada Ellen White que desde o século 19 vem trazendo orientações de Saúde.
“Um dos remédios mais benéficos é o carvão de lenha em pó, posto numa bolsa e usado em fomentações. É este um dos remédios mais eficazes. Se se molhar em fervura de pimenta d’agua persicária mordaz será melhor ainda. Tenho recomendado isto em casos em que o doente sofria grandes dores, e quando o médico me confiou julgar ser esse o último recurso antes de morrer o paciente. Então sugeri o carvão, o doente dormiu, veio a crise, e a restauração foi o resultado. A estudantes, quando feriam as mãos e sofriam de inflamação, tenho prescrito este remédio simples, com êxito completo. Vencia-se o tóxico da inflamação, passava a dor, e vinha rapidamente a cura. A mais penosa inflamação dos olhos será aliviada por um cataplasma de carvão, colocada numa bolsa de pano, e mergulhada em água fria ou quente, conforme melhor se adapte ao caso. Isto opera como um encanto.” Mensagens escolhidas 2 pág. 294.2
“Dir-vos-ei algo de minha experiência com carvão de lenha com remédio. Para algumas formas de indigestão é mais eficaz do que as drogas. Um pouco de óleo de oliva em que se tenha misturado um pouco desse pó, tende a purificar e curar. Eu o acho excelente. Carvão de eucalipto, pulverizado, temos usado bastante em casos de inflamação.” Mensagens escolhidas 2 pág. 298.6
“Carvão e linhaça — Carecemos muito de um hospital. Na quinta-feira a irmã SaraMcEnterfer foi chamada para ver se podia fazer alguma coisa pelo filhinho do irmão B, que tem dezoito meses de idade. Fazia vários dias que tinha uma inflamação dolorosa no joelho, que se supunha provir da picada de algum inseto venenoso. Colocou-se sobre a inflamação carvão pulverizado, de mistura com linhaça, e esse emplastro deu alívio imediato. A criança chorara de dor a noite toda, mas ao ser aplicado o emplastro, adormeceu. Hoje foi ela ver o menino duas vezes. Rasgou a inflamação em dois lugares, e supurou abundantemente grande quantidade de pus amarelo e sangue. A criança ficou aliviada de seu grande sofrimento. Damos graças ao Senhor por podermos tornar-nos hábeis no uso de coisas simples, ao nosso alcance, para aliviar a dor, e remover com êxito a sua causa”. — Manuscrito 68, 1899.
Vemos claramente o quão benéfico é o uso do carvão e que foi usado de forma simples diversas vezes para tratar os doentes, mas existe algum perigo?
Sim, o Carvão ativado absorve toda toxina que ingerimos, ou seja, caso você tome algum medicamento o carvão anulará o efeito dele, portanto nesses casos o paciente não deve utilizá-lo. Outra situação em que o paciente deve tomar muito cuidado é com carvão ativado comprado de farmácias, esses comprimidos muitas vezes não descrevem com fidelidade sua composição, tendo portanto em sua fórmula ingredientes que fazem parte dos excipientes (ingredientes usados para formar o comprimido) e que podem fazer muito mal, como por exemplo a Lactose ou outro ingrediente alergênico. A melhor opção é sempre utilizar carvão ativado puro sem formulação farmacêutica.
Outra ocasião em que o paciente deve evitar o uso do carvão ativado é em caso de prisão de ventre, o carvão é muito seco e possui uma capacidade de absorção muito grande fazendo com que as fezes fiquem secas e difíceis de evacuar.
Caso o paciente tenha alguma dessas complicações mesmo assim ele ainda pode usar?
Sim, ele pode utilizar o carvão de maneira externa, sob aplicação de cataplasma em ferimentos, inflamações ou sobre o fígado e também trará o efeito de desintoxicação desejado.
Assista esse vídeo explicativo do nosso amigo Daniel que conta um pouco de sua experiência.