Quando fazer o uso de chás?

Entenda em que momento é ideal o uso do chá e o que ele pode fazer no seu organismo.

Editado por

Picture of Pétrick Gouvêa
Pétrick Gouvêa
Designer
Quando utilizar chás

Eis um assunto muito importante! Sabemos que a única bebida que não estimula o nosso cérebro é água, por meio dela eliminamos nossas impurezas, portanto todo e qualquer líquido que não seja água pura irá inserir princípios ativos em nosso sangue que estimularão nossos órgãos trazendo efeitos benéficos ou maléficos.

Ao ingerirmos chás, nosso corpo rapidamente começa a absorver, criando sinais em nosso cérebro, quando estes líquidos chegam ao estômago eles excitam os nervos estomacais, que transmitem sinais ao cérebro, que por sua vez é desperto a comunicar uma resposta aos órgãos para que eles trabalhem de acordo com a ordem enviada.

Os chás são muito benéficos em situações onde é necessário criar uma atividade no nosso corpo, para combater determinadas causas, que nos levam a enfermidade, todavia seu efeito irá fazer com que órgãos trabalhem mais do que estão acostumados, se levados a trabalhar por longo tempo de forma forçada eles começam a ficar exaustos e ao invés de trazer benefícios nos prejudicará. Veja na citação a seguir o que essa escritora muito conhecida na saúde e espiritualidade nos diz no livro Temperança sobre os chás.

O que faz o chá — O chá… entra na circulação e desequilibra gradualmente a energia física e mental. Ele estimula, excita, e aviva o movimento do maquinismo vivo, forçando-o a uma ação fora do natural, e dá assim ao que o toma a impressão de que lhe está prestando grande serviço, comunicando-lhe vigor. Isto é um engano.

O chá tira a resistência dos nervos e deixa-os grandemente enfraquecidos. Uma vez dissipada sua influência, e abatida a aumentada ação produzida por seu uso, qual é então o resultado? Langor e debilidade correspondentes à vivacidade artificial que o chá comunicara.

Quando o organismo já se encontra sobrecarregado e necessita repouso, o chá esporeia a natureza mediante estímulo para efetuar ação desusada, fora do natural, diminuindo-lhe assim a capacidade de realização e de resistência; e suas forças se exaurem antes do tempo que o Céu designava que o fizessem. O chá é venenoso para o organismo. Os cristãos devem deixá-lo em paz. … O segundo efeito do chá é dor de cabeça, insônia, palpitações do coração, má digestão, tremor dos nervos, e muitos outros males. — Testimonies for the Church 2:64, 65 Te 76.2 – Te 76.4

Vimos claramente que chá não deve ser utilizado por um longo período, já que a intenção é apenas criar um sinal para que nosso corpo trate uma causa. Esse período de uso de um determinado chá deverá ser verificado com seu profissional de saúde, pois recomenda-se usar apenas no prazo do tratamento, deixando-o totalmente após o tempo adequado.

O que realmente usar?

Beber água pura e na quantidade certa sempre será o melhor remédio, já que ela não força o nosso corpo a trabalhar fora da ordem. Se você tem dúvida de quantos litros de água beber por dia, faça o cálculo baseando-se em 35ml a 40ml por KG, essa proporção é informada pela associação brasileira de nutrição. Uma pessoa portanto de 60 kg deverá beber de 2,1L a 2,4 L por dia.

Use sempre com temperança os remédios naturais: água, repouso, alimentação, ar puro, luz solar, exercícios. Sempre confiando em Deus e assim desfrutará de vigor e Saúde.

Compartilhamento: