GAMELEIRA (Ficus doliaria)

Editado por

Picture of Pétrick Gouvêa
Pétrick Gouvêa
Designer
Foto: Toluaye

Família: Moráceas.

Nomes populares: Figueira-branca (Sul), figueira-grande, guapoi, ibapoi, figueira-brava, gameleira-branca-de-purga, gameleira-de-cansaço, gameleira-de-pinga, cerejeira, copaú-açu, guaporé.

Características: É uma árvore muito estimada pelo povo da roça. No Norte é algumas vezes confundida com a caxinguba. Tem folhas longipecioladas, ovais, lisas, lustrosas. As flores são casulosas. O fruto é um figo de um e meio centímetros de comprimento. Não presta para comer. A madeira é branco-amarelada, porosa. Utiliza-se para forros, caixoteria, gamelas, etc. Fazendo-se incisões no tronco, sai uma seiva leitosa.

Habitat: No Centro-Sul do País.

Aplicação: Emprega-se internamente para expulsar lombrigas e combater a hidropisia. Externamente se aplica o leite sobre os cravos das boubas, para curá-las.

Partes usadas: Suco leitoso, casca.

Dose: Usando-se o leite extraído do tronco, tomam-se 3 gotas diluídas em água, numa colher das de sopa, de duas em duas horas. Pode-se também usar a casca, com a qual se prepara um chá na proporção de 15 gramas para 1 litro de água, tomando-se umas 3 ou 4 xícaras por dia.

 

Referências:

BALBACH, Alfons. A flora nacional na medicina doméstica, vol.2. São Paulo: Edições Vida Plena, 11ª edição, pp. 638-639.

Compartilhamento: