ABACAXI (Ananas sativus)

O abacaxi é fruta de grande valor nutritivo. Contém hidratos de carbono, proteínas, gorduras e água. Possuí também cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, sódio, cloro e enxofre. É boa fonte de vitamina C e possui também vitaminas A, B¹ e B².

Editado por

Picture of Pétrick Gouvêa
Pétrick Gouvêa
Designer
ABACAXI

Uso Medicinal

O abacaxi tem várias aplicações na medicina natural:

Bronquite: Day informa que é um dos melhores remédios contra bronquite. Corta-se em fatias, põem-se estas num vaso, deita-se mel em cima e cozinha-se. Depois de esfriar, retira-se o suco e coloca-se em um vidro bem vedado. Tomam-se três ou quatro colheres de sopa ao dia.

Afecções da garganta: O abacaxi é também muito útil no tratamento das afecções da garganta, e mesmo da difteria. Come-se a fruta, ao natural, ou toma-se o suco do fruto ou da casca, ou fazem-se gargarejos com o suco.

Outras indicações: O abacaxi tem, também virtudes medicinais como diurético e vermífugo; combate a prisão de ventre; é desobstruente do fígado; favorece a digestão; combate todas as inflamações do tubo digestivo e cura as febres intestinais; é eficaz no tratamento da arteriosclerose e anemia; é bom contra as enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra; é muito útil em caso de cálculos renais e vesicais, e em caso de amenorréia; é bom remédio contra o reumatismo, como também contra o artritismo; emprega-se com bons resultados na hidropisia e na icterícia; é muito útil no combate â nefrite; é um tônico cerebral, combatendo a neurastenia, a melancolia, a tristeza, a perda de memória, etc.; é depurativo do sangue; é ótimo para destruir germes de modo geral.

 

Referências:

BALBACH, Alfons. As frutas na medicina doméstica, São Paulo: Edições Vida Plena, 15ª edição, p. 100.

Compartilhamento: