O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e cura diversas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição ao corpo e saúde a todos os seus órgãos. Combate os males produzidos pelo comer carne, perturbações digestivas, prisão de ventre, flatulências, abscessos estomacais, reumatismo, gota, afecções dos rins, do fígado, da pele, etc. É também um bom cosmético: conserva a beleza da pele e do cabelo.
Do abacate obtém-se um azeite muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se as partes afetadas e doloridas.
O mesmo azeite se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações fazem crescer o cabelo.
As folhas e os brotos do abacateiro são usados, empiricamente, em chás, como diuréticos (para provocar urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação).
Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as ânsias, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
Para acalmar as nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarreia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc.
As flores são emenagogas.
A casca esmiuçada é boa para combater vermes intestinais.
O caroço tostado e moído tem fino combate a diarréia e a disenteria. Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara com água morna.
Com cataplasmas de caroço tostado e moído curam-se as inflamações dos dedos.
O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os eczemas do couro cabeludo.
Referências:
BALBACH, Alfons. As frutas na medicina doméstica, São Paulo: Edições Vida Plena, 15ª edição, pp. 94-96.